Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2019

Oposição elegendo oposição. Nenhuma surpresa.

Alguns políticos da situação com quem conversei, criticaram a falta de espaço democrático na composição da mesa para 2020. Perguntei ao Presidente Caranga e ele me disse que haviam duas chapas inscritas. “Não havia como compor um consenso”. Acrescentou dizendo que na eleição passada, ele convidou a vereadora Silvana para compor a chapa encabeçada por ele, e ela teria recusado o convite. Também não há nenhuma surpresa em oposição elegendo lideranças da oposição e situação elegendo lideranças da situação. O contrário sim seria surpreendente. Por isso estranhei essa posição de alguns vereadores, até porque em 2019, também não havia representantes da situação e ninguém reclamou.

PT assume a presidência no último ano do Legislativo

Nenhuma surpresa. Dentro do acordo estabelecido na oposição, o PT vai presidir a Câmara no último ano desta legislatura. Fabiane Merigo será a presidente em 2020. Conversei com alguns petistas que entendem o cargo como prejudicial para Fabiane no ano de eleições. Para eles, o ideal seria o PT ocupar a presidência nos primeiros três anos. Para outros, o cargo pode ser favorável, pela vitrine que possibilita. Por enquanto, PT e PMDB mantém-se fiéis do começo ao fim dessa gestão. Se isso é um indício para a próxima campanha, é difícil dizer.

O melhor Flamengo de todos os tempos

Na comparação, acho que o Flamengo de hoje é melhor do que aquele time de 81 que aplicou 3 a 0 no Liverpool na disputa do Mundial em Tóquio. Se fosse mesclar os dois times para fazer um só, apenas Júnior, Zico, Andrade e Adílio estariam na minha seleção. O restante, seriam do time atual. E é por isso que acho que o Flamengo pode repetir a dose neste fim de semana. Dá-lhe Flamengo. (Em tempo, escrevo isto antes da final de 2019). 

Nessas horas, percebemos a importância do SAER

Fiquei me questionando sobre a não utilização do helicóptero do SAER para o transporte do adolescente que sobreviveu ao acidente com quatro mortos em Pinhalzinho no dia 09 de dezembro. O menino de 16 anos estava encarcerado, inconsciente, com múltiplas fraturas pelo corpo e traumatismo craniano. Naquele horário, do acionamento até a chegada em Chapecó, a ambulância deve ter levado, no mínimo, de uma hora até uma hora e meia. Com a aeronave, o trâmite todo levaria de 20 a 30 minutos. Liguei para o Delegado Albert Silveira e fui informado que o helicóptero estava em manutenção. Todas as equipes de resgate estavam avisadas sobre essa desativação momentânea do socorro aéreo. Nessas horas que nos damos conta da importância do SAER. Pelo chão, perde-se tempo e aumentam os riscos de paciente e profissionais numa estrada movimentada e deteriorada como a BR 282.

Usam as vagas de pessoas com deficiência e nem ficam vermelhos

Hoje, aguardando ação de conscientização, que não aconteceu, sobre o uso indevido das vagas de estacionamento para pessoas com deficiência na Rua João Pessoa, decidi procurar as vagas. Só encontrei uma placa. Fica em frente a agência da Caixa. A lei fala em 2% do total. Não fiz as contas, mas acho que está dentro do previsto nas duas quadras transformadas em mão única. Mas a preocupação é outra. A ocupação das vagas especiais por pessoas sem deficiência. É isso mesmo. Pasmem. Tem gente que ainda faz isso e nem fica vermelho. Clique na seta ← acima e veja todas as postagens.

O preço da carne, o preço da gasolina e o custo de vida

Não há economia que reaja sem consumo. O povo sem poder aquisitivo não compra. As lojas estão vazias. Quem comia presunto, trocou por mortadela. O leite não sai das prateleiras nem com promoção. A inflação de dezembro foi a maior dos últimos cinco anos. A carne virou produto de luxo e há quem diga que a gasolina pode chegar aos 5 reais até o final de dezembro. E tudo isso pode refletir no homem do campo. Se o agricultor não planta, a cidade não come. Mas se a cidade não compra, o agricultor não tem pra quem vender. É uma roda. Aqui não cabe aquele discurso de que “enquanto uns choram, outros vendem lenço”. Todos precisam ganhar. Todos precisam viver bem e dignamente. Está na Constituição. Mas até ela estão querendo mudar.

Lideranças adotam cautela para as costuras políticas

Lideranças partidárias seguem ajustando o discurso para as alianças de 2020. Este é o momento em que “ninguém fala mal de ninguém”. Se falar, pode estar se contradizendo ao confirmar possível coligação lá na frente. Por isso, o tempo é de cautela. Cena é candidato natural para a reeleição. Quem vai com ele? Ninguém sabe. Falou-se até do PMDB, antigo parceiro do PT que, por sua vez, ainda se remói com a rasteira do Temer na Dilma. Mas também tem o PL, o PSD, o PP e as novas lideranças que embaladas pela nova política, criaram o partido do Bolsonaro. O problema é que o presidente já saiu desse partido e está criando outro. Coisas muito estranhas ainda poderão acontecer. Quem viver, verá.

Comemoração com show de cores e sem estampidos. Quem sabe?

Você sabia que na Alemanha somente é permitido soltar fogos de artifício nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro. É expressamente soltar fogos no restante do ano. Há muito se discute alternativas para eliminar o incômodo para animais, doentes hospitalizados, crianças com deficiência, idosos, crianças de colo e muitas outras pessoas que sofrem com o barulho. Fogos sem estampido, com show de cores, seria uma das alternativas. No Brasil, várias leis municípios já estão proibindo o uso de fogos com estampido.

Inauguração sem fogos. Pinhalzinho evoluindo e dando exemplo

A iniciativa partiu da Cooper Itaipu na inauguração do mercado. O protocolo informou aos presentes que o evento não contaria com o barulhento espocar dos fogos por questões ambientais, em respeito a vizinhança, crianças pequenas, idosos e para a preservação do bem estar animal, especialmente cachorros e pássaros. A ação gerou frutos. O Prefeito Cena me disse que também não seria realizada queima de fogos na festa de Natal do município. Parabéns.

Um recado para Brasília. A cadeirinha “salva vidas sim”

Provou-se mais uma vez no capotamento de sábado em Pinhalzinho que a cadeirinha salva vidas sim. Um bebê, de 1 ano e 3 meses, que estava no equipamento, não sofreu ferimentos graves. Já imaginou um bebê solto dentro de um carro caportando por várias vezes? O fato reascende o debate sobre o projeto enviado ao congresso pelo governo federal, eliminando multas e pontos na carteira pela falta de equipamento. Ou seja, ele deixará de ser obrigatório. Hoje, q uem descumpre a resolução comete infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na carteira e retenção do veículo.

Estranhei a ausência do Deputado Fabiano

Estranhei a ausência do Deputado Estadual, Fabiano da Luz (PT), no lançamento do Itaipu Rural Show. O ex-prefeito é o primeiro pinhalense na Assembleia e muita gente acha, e eu me incluo entre eles, que não deveria faltar aos principais eventos do município. Deve haver uma explicação. O único parlamentar estadual presente foi Mauro de Nadal (PMDB), de Caibi.

Estranhei a ausência do Prefeito Cena

Estranhei a ausência do Prefeito de Pinhalzinho, Mário Afonso Woitexen, na inauguração do supermercado da Cooper. Seus assessores me disseram que ele tinha um encontro importante do PSDB na capital. Mas a reunião que elegeu a Deputada Geovânia de Sá como presidente estadual foi no sábado. Alguns dias depois, na primeira oportunidade que tive, questionei o prefeito sobre a ausência. Ele confirmou o motivo político da ausência para tentar contornar uma crise interna dos tucanos. Mas não foi só isso. Teve que se ausentar também por causa de um problema sério de saúde na família. Tá explicado.

Sobre Geovânia de Sá e o PSDB

A Deputada Federal é a primeira mulher a comandar o PSDB em Santa Catarina. O encontro foi esvaziado e escancarou a divisão interna dos tucanos. Apenas 54 dos 105 membros titulares participaram. Dois a menos impossibilitaria o encontro por falta de quorum. Outra informação de fontes internas é de que apenas 11 dos  36 prefeitos estiveram presentes.

Presença política

Dois deputados participaram da inauguração do novo mercado da Cooper na sexta-feira, 29. Poderiam ter sido mais, por ser uma sexta-feira sem expediente nas casas legislativas, e pela importância do investimento. Mas, ficou de bom tamanho. Os mais próximos marcaram presença. Fabiano da Luz, PT, ex-prefeito de Pinhalzinho. (Seria inexplicável uma possível ausência). E Mauro de Nadal (PMDB), de Caibi, autor da homenagem máxima da Assembléia para a Cooperativa Regional Itaipu na semana anterior.

Baita mercado. Nível de grandes cidades.

Está de parabéns o Presidente Arno Pandolfo e todo o seu grupo diretivo. O novo mercado da Cooper Itaipu ficou um espetáculo. Grande, espaçoso e boa distribuição de produtos num ambiente aconchegante, seguro e com acessibilidade para todos. Estive lá na inauguração e cumprimentei o Arno pessoalmente. Um baita investimento de 20 milhões para colocar Pinhalzinho no nível das maiores e melhores cidades de Santa Catarina.

Tragédias anunciadas na BR.

Mais um acidente com morte na BR 282. Na semana passada morreu uma jovem de 20 anos em Pinhalzinho. Nesta semana um pai de família perdeu a vida. Na manhã de quinta, um veículo quase entrou debaixo de uma carreta no mal sinalizado trevo de Nova Erechim (Aquele mesmo do poste sem serventia). A BR está abandonada, um caos, sem acostamento, sem sinalização e pista ondulada de remendos e cheia de buracos. Cadê a responsabilidade dos governantes. Cadê a cobrança dos nossos políticos locais?

Oito candidatos ao Governo. Um debate que ficou para história.

Eleições 2006. Oito candidatos ao governo. Pela Rádio RBN de Jaraguá do Sul conduzi  o único debate daquela campanha que reuniu todos os candidatos ao governo do estado. Luiz Henrique e Espiridião Amim foram para o segundo turno. O primeiro se reelegeu governador. Além deles, participaram do debate José Fritsh (PT), Manoel Dias (PDT), Sontag (PSB), Fachini (PSOL), Elpidio (PTC) e Alvarenga (PSDC). Controlar o tempo dessas feras todas em um debate de três horas, com réplica, tréplicas e direitos de respostas, não foi fácil. O encontro ficou para a história.