O tamanho do PSDB e o prefeito presidente

Questionei ao prefeito Cena, em sua entrevista hoje na 104,9, como pré-candidato tucano, sobre o tamanho do PSDB. Comentei que na minha concepção, contando com a liderança do Chefe do Executivo, o PSDB deveria ter se ampliado, e me parecia que só fez reduzir nos últimos quatros anos.

Claro que teve duas baixas anormais. A morte trágica do vereador Beleza e o afastamento de Maninho em função de uma condenação penal.

No entanto, o partido também perdeu os ex-presidentes Nilson Gosh, Ricardo Ody e a Vereadora Carla Eckert. Lideranças importantes do ninho tucano.

Cena, que também é presidente do PSDB, começou dizendo que ao ganhar a eleição, declarou que o seu partido seria Pinhalzinho e tem agido assim desde então.

Admitiu em partes o que eu disse, lamentou algumas perdas, mas salientou que o partido também teve a adesão de novas lideranças, sem citá-las, e se enveredou para o assunto coligação, relacionando sua gestão como agregadora, e não o contrário.  

Disse que que a coligação tinha quatro partidos no começo do seu mandato, segue com quatro partidos e ainda tem agora o apoio de lideranças bolsonaristas, ex-PSL, que se mobilizaram na criação do Aliança.

O fato é que, claro, nenhuma liderança tucana vai admitir abertamente, o partido teve sim uma séria redução. E normalmente, o partido dos prefeitos tende a se fortalecer durante o mandato.

A verdade é que em nível nacional, os tucanos atravessam dificuldades, e isso ficou escancarado no pífio desempenho de Alckmim nas últimas eleições. O envolvimento recente em denúncias e casos de corrupção dos presidenciáveis Aécio neves, José Serra e Geraldo Alckmin, contribuíram para esse momento.

Um pouco de história - o PSDB surgiu a partir de uma dissidência do PMDB, no final dos anos 80, inspirado nos movimentos sociais democratas da Europa, conhecidos pela defesa do chamado “Estado Bem Estar Social”, em contraposição aos movimentos mais liberais e de direita.

O Partido da Social Democracia Brasileira, do Plano Real, de Fernando Henrique, de memoráveis embates com o PT e do sempre lembrado e combativo Mário Covas, parece ter se desviado do caminho traçado e precisa urgentemente, para sobreviver, reencontrar a sua filosofia partidária.


Comentários

  1. Baita matéria
    Na minha opinião simples é claro
    O buraco nacional foi instalado..em 2014 com a derrota não aceita pelo PSDB...começou um golpe dito contra seu adversário político PT....mas na verdade foi contra a DEMOCRACIA.....
    Hoje são só frutos ....desmonte e enfraquecimento da sigla e seus aliados

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os candidatos a vereador em Pinhalzinho

Gosch na política. O homem não é fraco.

PT deverá confirmar nome feminino nas eleições de Pinhalzinho